O Patrocínio no Esporte transformou radicalmente a visão tática com que era tratada a mídia esporte pelo marketing tradicional e pelas empresas de diferentes setores . No decorrer dos anos, principalmente a partir de 1990, as empresas ao redor do mundo perceberam que os Patrocínios, tanto social e cultural quanto esportivo, deveriam ter seus objetivos bem definidos e não mais ser utilizado como ferramenta tática, sem nenhuma lógica.
A utilização do esporte como estratégia de marketing e comunicação pelas empresas se intensificou em virtude dos altos preços dos espaços publicitários na TV e mídia impressa e, principalmente, por terem percebido que seus clientes estão muito mais dispostos a consumir seus produtos ou simplesmente criar uma certa simpatia com a marca quando estão vendo ou praticando seu esporte favorito. Paralelamente, o interesse do consumidor pelo esporte é cada vez mais alto, mostrando que estas empresas estão investindo suas verbas de marketing de forma acertada.
Além desse interesse e investimento das empresas no Esporte, sobretudo nos EUA e Europa, as entidades esportivas, detentoras dos ativos mais valiosos, a marca e o relacionamento com o consumidor se profissionalizaram. Clubes começaram a oferecer novas propriedades esportivas para seus patrocinadores exporem suas marcas e principalmente venderem e divulgarem seus produtos e serviços. Entre as muitas estratégias utilizadas estão: stands para vendas de produtos nos estádios, a utilização do Placar Eletrônico para expor as marcas, a utilização de novas tecnologias para oferecer novos serviços (ex: foto com seu ídolo e equipe), mudança de tecnologia da publicidade estática nos estádios, para que todas as placas de publicidade exponham a marca do patrocinador ao mesmo tempo por alguns segundos, presença de patrocinadores na Loja, Museu e principalmente em uma Fundação vinculada ao clube.
Os patrocinadores dos eventos, campeonatos, clubes, ligas e jogadores na Europa e EUA perceberam que a verba destinada ao patrocínio esportivo deveria ser vista da mesma forma que as outras ferramentas de comunicação (Relações Públicas, Publicidade, Promoção, Força de Vendas e Marketing Direto). O planejamento e controle das estratégias de marketing esportivo e a utilização do patrocínio para reposicionar e lançar marcas sólidas e vender produtos e serviços, mostrou-se altamente eficiente nos últimos anos. Muitas empresas, em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil, abocanharam substanciais fatias do mercado em um curto espaço de tempo, utilizando o esporte como mídia, adequando suas estratégias de marketing e comunicação ao patrocínio esportivo e utilizando em suas campanhas e promoções os impactos do patrocínio escolhido na mente do consumidor .
A utilização do esporte como estratégia de marketing e comunicação pelas empresas se intensificou em virtude dos altos preços dos espaços publicitários na TV e mídia impressa e, principalmente, por terem percebido que seus clientes estão muito mais dispostos a consumir seus produtos ou simplesmente criar uma certa simpatia com a marca quando estão vendo ou praticando seu esporte favorito. Paralelamente, o interesse do consumidor pelo esporte é cada vez mais alto, mostrando que estas empresas estão investindo suas verbas de marketing de forma acertada.
Além desse interesse e investimento das empresas no Esporte, sobretudo nos EUA e Europa, as entidades esportivas, detentoras dos ativos mais valiosos, a marca e o relacionamento com o consumidor se profissionalizaram. Clubes começaram a oferecer novas propriedades esportivas para seus patrocinadores exporem suas marcas e principalmente venderem e divulgarem seus produtos e serviços. Entre as muitas estratégias utilizadas estão: stands para vendas de produtos nos estádios, a utilização do Placar Eletrônico para expor as marcas, a utilização de novas tecnologias para oferecer novos serviços (ex: foto com seu ídolo e equipe), mudança de tecnologia da publicidade estática nos estádios, para que todas as placas de publicidade exponham a marca do patrocinador ao mesmo tempo por alguns segundos, presença de patrocinadores na Loja, Museu e principalmente em uma Fundação vinculada ao clube.
Os patrocinadores dos eventos, campeonatos, clubes, ligas e jogadores na Europa e EUA perceberam que a verba destinada ao patrocínio esportivo deveria ser vista da mesma forma que as outras ferramentas de comunicação (Relações Públicas, Publicidade, Promoção, Força de Vendas e Marketing Direto). O planejamento e controle das estratégias de marketing esportivo e a utilização do patrocínio para reposicionar e lançar marcas sólidas e vender produtos e serviços, mostrou-se altamente eficiente nos últimos anos. Muitas empresas, em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil, abocanharam substanciais fatias do mercado em um curto espaço de tempo, utilizando o esporte como mídia, adequando suas estratégias de marketing e comunicação ao patrocínio esportivo e utilizando em suas campanhas e promoções os impactos do patrocínio escolhido na mente do consumidor .
Coluna escrita por Amir Somoggi
O patrocínio também pode visar o lado social e cultural, então você dono de empresa ou empresário ajude o esporte apoiando um clube de nossa cidade, divulgue sua marca conosco no programa o fino da bola da Rádio Nova Veredas 89,3 fm de Bom Despacho - MG, apoiar é possível. Estamos esperando por vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário