sábado, 6 de julho de 2013

CAMPEONATO DE VETERANOS 2013 - ERROS E MAIS ERROS POR OCIMAR BISPO

Quem nunca ouviu alguém dizer “ERRAR É HUMANO”?

Todos somos passíveis de erros porém, nem sempre quem cometeu o erro é responsável pelo mesmo.
Em vários casos, demandas judiciais são necessárias para se saber, quem de fato é responsável pelo erro ocorrido.
Estamos diante de uma série de erros ocorridos durante a disputa do campeonato municipal de futebol amador de Bom Despacho, na categoria (Veteranos).
As equipes, por meio de seus respectivos representantes aprovaram o regulamento vigente e no decorrer da competição, as coisas acontecem de forma ERRADA, ferindo  gravemente as cláusulas escritas no documento que rege o campeonato inclusive, aquelas mais polêmicas que foram até discutidas na assembléia arbitral. A situação vai ficando ainda mais grave, quando chega na fase decisiva da competição onde alguns representantes de equipes usam todos os meios para buscar fora de campo , a classificação que não veio com a bola rolando. Mesmo sendo amador, tem dirigente que nos surpreende quando “tira da cartola” , fatos que aparecem na chamada “Hora H”.

ERROS OCCORIDOS;
ERRO 1 – A equipe que representa o bairro Nossa Senhora de Fátima, conhecido como o “ Time do Branco”, chegou atrasada para a partida contra o Recreativo que, pelo motivo desse atraso, a mesma não aconteceu. Ocorreu que, essa equipe infratora foi declarada perdedora do confronto por WXO, medida adotada obedecendo uma cláusula do regulamento do campeonato. A mesma cláusula manda eliminar a equipe que não comparece em campo no tempo hábil.
ERRO 2 – Por mais de uma vez no campeonato, a arbitragem não teve condições de iniciar a partida no horário marcado, o que contraria uma cláusula do regulamento que não admite usar o que chamamos de “tolerância”. Em um desses casos que inclusive eu mesmo sou testemunha como atleta  na partida entre AAB x URT, o árbitro central chegou atrasado (por motivos particulares). Mesmo com o atraso, a partida foi realizada e o resultado de 4x4 prevaleceu.
ERRO 3- A equipe que representa a comunidade do Engenho do Ribeiro, Clube Esporte Recreativo ,desde a partida de estréia, conta em seu elenco com um determinado atleta que não atende ou não preenche os requisitos básicos para participar da competição (Não nasceu nem reside dentro do município de Bom Despacho). Mesmo não atendendo estas exigências que é clara no regulamento, o atleta tem participado das partidas normalmente sem que ninguém das equipes adversárias, árbitros ou mesários e nem da organização da competição, lhe advertisse ou punisse imediatamente a equipe infratora.

Para resumir, outros erros ocorreram contrariando cada um deles a seu modo,  o que deveria sempre ser obedecido: O REGULAMENTO.
Nos 3 erros acima citados como exemplo, foram tomadas decisões punitivas e nelas podemos observar o que chamamos, 3 pesos e outras 3 medidas:
ERRO 1 – A equipe não foi eliminada da competição;
ERRO 2 – O árbitro usou de tolerância ( mesmo não sendo permitido), recebeu sua “ merecida” taxa de serviço e a partida aconteceu. (No caso de falta de condição do árbitro central, o árbitro reserva deve assumir o apito ou até mesmo, um dos assistentes o fará).
ERRO 3 – Nesse caso o regulamento está sendo seguido RIGOROSAMENTE. O Clube Esporte Recreativo perderá todos os pontos que disputou e ganhou, nas partidas em que o atleta esteve em campo ou no banco de reservas (tenha no mínimo, assinado a súmula da partida).

COMENTÁRIO; Todos nós sabemos ou podemos perceber que as medidas são tomadas de acordo com a respectiva importância.
ERRO 1 -  A equipe do bairro Nossa Senhora de Fátima não foi excluída por que não é competitiva (com o devido respeito que me cabe).
ERRO 2 – A autoridade do árbitro central á soberana em campo e tomar a decisão de telefonar para os árbitros que já estavam em campo no horário e delegar a tarefa de conduzir a partida em seu lugar, vai do princípio de cada um, e nesse caso podemos ver que isso não ocorreu.
ERRO 3 – Pressionado por terceiros diretamente interessados na perda de pontos do Clube Esportes Recreativo, o coordenador do campeonato, Sr. Pedro Paulo Pontes “pesa a mão” e, cumpre de fato o regulamento somente nesse caso, intrigando a todos pois essa equipe está na vice- liderança de sua chave, deixando muita gente “ graúda”  para trás. O correto seria , quando na partida de estréia, ocorrer a perda de pontos imediatamente mas,isso só foi feito agora, quando falta apenas uma rodada para o fim da fase de classificação, caracterizando “MANOBRA”.

OPNIÃO; Num momento de protestos no Brasil contra vários males que atrapalham nossa sociedade e entre esses a corrupção e injustiças, digo que estou enojado, indignado e revoltado com tanta manobra a que o Sr.Pedro Paulo está se sujeitando.
Não sou favorável de absolver o Recreativo, mas que se puna todos os erros de acordo como regulamento e no tempo certo. Conheço o coordenador do campeonato e acredito na sua honestidade mas, se as coisas continuarem a ser conduzidas como estão, creio que a credibilidade dos excelentes campeonatos que o tem como principal organizador, vai diminuir muito.
Para terminar vou apenas deixar uma pergunta no ar:  POR QUE  O REGULAMENTO É SEGUIDO SOMENTE EM ALGUNS CASOS, BENEFICIANDO OU PREJUDIANDO ALGUÉM?.


Ocimar José Bispo – Atleta veterano da AAB.

Um comentário:

  1. Ocimar boa tarde. Se for olharmos a fundo, o Sr Pedro Paulo é fraco como dirigente e organizador. Pra começar com seu time que é horroroso. Infelizmente a arbitragem aqui em Bom Despacho está deixando muito a desejar. O Iola não tem condições nenhuma de apitar um jogo mirim ainda mais amador e veterano. O regulamento não está sendo cumprido a risca. O Sr Tiaguinho chega atrasado em todos os jogos. pra começar o Miro é presidente da liga de arbitragem e por isso deveria tomar vergonha na cara e ficar somente na administração e não fazendo besteiras dentro de campo, depois os times vão recorrer a quem? A Janaína que é a melhor arbitra da região o Sr Miro nunca coloca ela para apitar um jogo de veteranos, que por sinal está muito bom. Parabéns as 4 equipes finalistas.

    ResponderExcluir