quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PAULINHO CAIXOTE MAIS UM ATLETA PRA FICAR NA HISTÓRIA




O esporte de nossa cidade é repleto de excelentes jogadores, e nada mais justo que conhecer um pouco desta história através de um jogador ilustre de nossa cidade, ex-jogador de futebol de Campo Paulo de Tarso Teixeira conhecido como Paulinho Caixote nasceu em 14 de maio de 1935 em Bom Despacho, começou a jogar bola no antigo Campo do Batalhão, quando depois começou sua história de vida esportiva na Associação Atlética Bondespachense.

O Futebol de Campo de Bom Despacho segundo o mesmo, já teve sua fase alta, mais depois de alguns motivos a sua decadência foi inevitável. Primeiro com a chegada do asfalto e a facilidade de se locomover até Belo Horizonte fez com os torcedores acompanhassem as equipes da capital e não os clubes de nossa cidade. E também a falta do interesse da população de Bom Despacho com esporte em geral fez com que os clubes perdessem mais ainda seus torcedores.

Na época que jogava futebol de campo, o Estádio Chico Marques da Associação era de terra, mas a vontade de todos os atletas era enorme e superava todos os problemas, diferente de agora que o campo é gramado, iluminado e os próprios atletas não tem interesse em jogar.

O jogador Paulinho Caixote atuou principalmente pela Associação e jogou também anteriormente nos clubes de várzea em Belo Horizonte: Cerrinha, Guaxupé, Vasquinho, Sul America. Atuou com diversos atletas que fizeram história em nossa cidade, fez dupla de ataque com Tarcisio Amaral, jogou também com o Deco, Hermes, Renato Leiva, Mané do Banco, Graia, Carivaldo que jogou na seleção carioca, Boreia, Dute, Paulão entre outros.

Segundo o Paulinho Caixote os atletas de hoje não têm mais aquele compromisso, e os clubes tradicionais da capital não vêm mais buscar atletas no interior, mas sua esperança é que Bom Despacho ainda consiga fazer com que os nossos futuros jovens atletas possam a voltar a jogar por amor ao esporte, e que nossas equipes possam ter mais torcedores para que os clubes não acabem, e voltemos a ter grandes jogos em nossa cidade como antigamente.

A homenagem ao senhor Paulinho Caixote não se refere apenas por ele ter sido um bom jogador, e sim pela sua visão do esporte e sua humildade em pessoa. A Equipe A Dona da Bola parabeniza o mesmo, e a todos os jogadores do passado de nossa Região Centro Oeste, porque o importante não é ser o melhor, e sim ter feito parte de nossa história, cada um com sua contribuição por mais pequena que seja, fez a diferença.

Um comentário:

  1. Parabéns Marquinho pela matéria, retratando este grande homem, o Senhor Paulinho, obrigado por nos mostrar um pouco do passado do Futebol de nossa querida Bom Despacho.

    Felipe.

    ResponderExcluir