domingo, 8 de janeiro de 2012

A ARBITRAGEM BRASILEIRA ATÉ QUE PONTO CHEGAMOS

Foto:Gazeta Press
Ao perder o escudo da Fifa, o árbitro Gutemberg da Paula Fonseca resolveu ser decente.

E calado que estava enquanto gozava de situação privilegiada denunciou o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa.

Disse a Fernando Sampaio, da rádio Jovem Pan, que Corrêa é ” é mentiroso, mariquinha e corrupto. E corrupção não é só a ação de seduzir por dinheiro, mas ela é a ação de seduzir por presentes. Escala é um presente para o árbitro quando atende aos anseios dele.”

Se Corrêa é mentiroso não sei, mas que mudou muito desde quando denunciava as mazelas da arbitragem paulista, então sob o comando de Eduardo Farah na FPF, depois que assumiu o cargo na CBF eu pude comprovar exaustivamente.

Isso de ele ser “mariquinha” é coisa apenas de fofoqueiro e quanto a ser corrupto, mesmo com a explicação atenuante, é acusação das mais graves.

Que, aliás, perde força quando Gutemberg diz que “tenho provas e quero divulgá-las para contribuir que essa sujeirada toda seja lavada. Tenho certeza de que quando o presidente da CBF apurar os fatos, chegará a um denominador comum e aí sim o torcedor brasileiro voltará a ter confiança nos árbitros”

Ora, o torcedor brasileiro perdeu a confiança na arbitragem nacional desde 1997, quando houve o famoso “caso Ivens Mendes”, outro presidente da comissão de arbitragens da CBF, que chantageava presidentes de clubes para ser patrocinado em sua campanha para deputado.

Mendes que foi sucedido por Armando Marques que pressionou o ex-árbitro Loebeling para que este mudasse a súmula do jogo entre Figueirense e Caxias, em 2001.

Em seguida, em 2005, já sob o comando de Corrêa, tivemos o “caso Edílson Pereira de Carvalho”.

Gutemberg vem agora acrescentar mais pimenta ao descrédito, embora acreditando que o enrolado presidente da CBF possa ser garantia de providências saneadoras.

Fosse mesmo digno, Gutemberg teria denunciado a primeira tentativa de manipulação que testemunhou.

E isso de dizer que foi alertado que apitaria “jogo do Timão”, mesmo que se saiba que Corrêa é corintiano, parece ser apenas leviano, embora mereça investigação ainda mais por ele dizer que pode provar.

Que apresente as provas.

E se explique porque ficou tantos anos calado.

(Assim não há férias que aguentem…)

POR: http://blogdojuca.uol.com.br

3 comentários:

  1. Isso é Brasil, um dos melhores arbitros que vi trabalhar foi o Leonardo Gaciba, sem mais nem menos todas as vezes era reprovado no teste físico, o estranho que quando foi aprovado, a CBF disse que o aparelho estava com problemas. Estranho né ! com uma perna só era melhor que qualquer um que está na ativa, hoje é comentarista do SPORTV. Depois que na CBF saiu o EDSON RESENDE, a arbitragem brasileira ficou uma bagunça, há muitos erros imbecis dos arbitros que se é uma pessoa que conhece não teria tantos problemas assim de arbitragem, ou seja, coloca pessoa que não tem capacidade nenhuma para comandar a arbitragem.

    Ass: Rafael Saraiva

    ResponderExcluir
  2. INFELIZMENTE A ARBITRAGEM É ESTA REALIDADE, E AS PESSOAS ENVOLVIDAS SEMPRE ESTÃO LEVANDO VANTAGEM EM ALGUMA COISA PARA FAZER UM RESULTADO PARA CLUBE A OU B, TUDO GERA EM TORNO DA MÍDIA, PRINCIPALMENTE EM TORNO DO QUE A REDE GLOBO QUER.

    ResponderExcluir
  3. Copa Libertadores este ano a FOX SPORTS levou a melhor no SPORTV, a globo vai ter que contentar somente com a TV aberta. A FOX SPORTS vai entrar no dia 5 de fevereiro no lugar do canal SPEED ( 28 na SKY ).

    ResponderExcluir